Softwares de medição

O desenvolvimento em tecnologia de medições, obrigatoriamente faz com que os equipamentos sejam usados através de algum software, são raros os equipamentos de uso analógico. Quando falamos em medição tridimensional é impossível usar o equipamento (cmm, aacmm, laser tracker, etc…) sem um software associado.
Historicamente o desenvolvimento dos softwares de medição estavam diretamente ligados ao desenvolvimento do hardware. Ou seja, cada fabricante de equipamentos desenvolvia o próprio software. Esta linha de desenvolvimento durou muito tempo, se comparada com a história da tecnologia em medição tridimensional.
O resultado é que o software era um fator de escolha para a compra do equipamento de medição tridimensional pois era “imposto” pelo hardware.
Mas o desenvolvimento é inevitável e atualmente há uma infinidade de softwares de medição tridimensional que não estão associados a nenhum fabricante de equipamentos.
Esta condição, inevitavelmente tem consequências no comportamento de quem escolhe, de quem fabrica e vende equipamentos.
Em um passado não muito distante a maioria das empresas estavam comprando o primeiro equipamento de medição tridimensional, neste momento o conjunto ( hardware +software) mais adequado era adquirido sem muitas escolhas, tanto pela imposição dos fabricantes, quanto pelo desconhecimento do comprador ou responsável técnico das empresas. Atualmente a situação é um pouco diferente, a maioria das empresas ou estão comprando mais um equipamento, ou estão atualizando um já existente. Mesmo aqueles que compram o primero equipamento já conhecem ou ouviram falar sobre a tecnologia e já têm pré-requisitos para adquirirem o equipamento. Como consequência, há uma tendência cada vez maior de quem busca equipamentos de medição tridimensional em escolher o software e depois o equipamento. A consequência é que os fabricantes também estão deixando os equipamentos “abertos” para associação com vários softwares de medição. Ainda hoje, há fabricantes que vendem os equipamentos somente com o próprio software, mas já são minoria e com tendência de perderem mercado.
O lado positvo é a diversidade de opções no momento de escolher um sistema (hardware+software) de medição. Por outro lado, para quem compra é necessário ter um equipe técnica sempre atualizada quanto às novidades de equipamentos e softwares e principalmente ao aproveitamento dessas tecnologias às necessidades da empresa.

2 comentários em “Softwares de medição

Deixe um comentário